jun 16

Notícias

A Equipe de Canoagem Oceânica da Escola Naval (ECOEN), representada por seis Aspirantes, participou da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, realizada no dia 11 de junho, em Mambucaba – Paraty-RJ.

maio 19

Escola Naval Promove a XVIII Regata Ecológica

logo reco

reco

No dia 26 de maio, cerca de 20 embarcações da Marinha do Brasil estarão no mar com a missão de contribuir para a promoção da limpeza na Baía de Guanabara. Trata-se da XVIII Regata Ecológica da Escola Naval, uma gincana que reunirá Aspirantes da Instituição de Ensino Superior mais antiga do País, alunos da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM) e estudantes universitários de cursos voltados para as áreas de Meio Ambiente, Biologia e Estudos do Mar.

A competição terá início às 13h, sagrando-se vencedora a equipe que recolher mais lixo (em peso) da Baía de Guanabara. A média de lixo recolhido por evento é de meia tonelada e as equipes disputarão prêmios nas seguintes categorias: Cabinados, Escaler e Oceânicos. Há, ainda, a previsão de um prêmio especial, que será oferecido ao barco que encontrar o lixo mais exótico.

Além da disputa nas águas, haverá a participação de alunos de escolas de educação infantil, que serão expectadores e participantes de diversas atividades propostas por expositores de projetos ligados à manutenção do ecossistema da Baía de Guanabara, dentre eles o Instituto Baía de Guanabara, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores – MAQUA, da  Faculdade de Oceanografia Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, o Projeto Grael e o Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente – Recicloteca. Também haverá exposição de barcos movidos à energia solar da Escola Naval, ETAM, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento faz parte do ciclo de comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA), principal celebração das Nações Unidas que busca estimular a ação e conscientização sobre o meio ambiente. Comemorado em 5 de junho, data da fundação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o DMMA é celebrado em mais de uma centena de países e impulsiona pessoas a tomar uma atitude pelo meio ambiente, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo para o Planeta.

O evento tem apoio da Nuclebras Equipamentos Pesados SA (Nuclep), Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) e Fundação de Estudos do Mar (Femar).

 

XVIII REGATA ECOLÓGICA DA ESCOLA NAVAL

Dia 26/05, às 13h

Escola Naval: Av. Alte. Sylvio de Noronha, s/n – Castelo.

Informações e credenciamento: dayse.pita@en.mar.mil.br / (21) 3974-1419