XVIII Regata Ecológica

 

A Regata Ecológica foi criada em 1998, com o propósito de desenvolver a consciência ecológica dos futuros Oficiais de Marinha.  Planejada e realizada anualmente pelo Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), a Regata é um evento de características singulares, centrado na exposição de projetos relacionados à manutenção do ecossistema marinho da nossa Baía de Guanabara, ecologia, preservação ambiental e reciclagem.  Todos recebem um certificado de participação.

 

Em paralelo às exposições ocorre uma competição do tipo gincana e um passeio o nosso de veleiro Caxangá, onde equipes mistas, formadas por Aspirantes, universitários e jovens de Projetos Sociais, competem entre si, buscando retirar, em uma tarde, a maior quantidade de lixo possível da Baía de Guanabara. O público estimado é de aproximadamente 300 participantes.

 

Haverá a exposição interessantíssima de barcos movidos a energia solar, com a participação de 4 embarcações: 01 da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM), 01 da Universidade Federal Fluminense (UFF), 01 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e 01 da Escola Naval.

 

Contaremos com a presença da empresária e ativista ambiental Fernanda Cortez de MenoséDemais da Discovery Home&Health.

 

A competição é dividida nas categorias Oceânico, Cabinado e Escaler. As premiações são: maior quantidade de lixo recolhido e lixo mais exótico. As embarcações participantes são:

 

  • 8 Veleiros Oceânicos (Dourado, Marlim, Bijupirá, Quiricomba, Brekelé, Sargaço e Cherne);
  • 2 Veleiros da classe J24;
  • 2 Veleiros da Classe Ranger 22 (Jacamin e Jaçanã)
  • 2 Escaleres a Vela (Paula e Maria do Carmo); e
  • 2 Escaleres a Remo (Nely e Manoela).

 

Com amplos efeitos positivos, tais como: o despertar do comprometimento e da responsabilidade ambiental, a Regata estimula, num ambiente de descontração, a conscientização e o envolvimento dos participantes com a importância da preservação ambiental.

 

Serão utilizados ônibus exclusivos para deslocamento dos convidados. Haverá uma visita à Escola Naval, música ao vivo com a Banda formada pelos Aspirantes, exposições, exibição de vídeos institucionais e, ao término da regata, uma confraternização com lanche.

 

CRONOGRAMA DE EVENTOS

REGRAS DA REGATA

 


logo reco

rec04recoreco3DSC_0292DSC_0294reco2reco4

 


PATROCINADORES

nuclep

femar

femar

femar

Cronograma de Eventos

CRONOGRAMA DE EVENTOS   Chegada dos ônibus as instituições: 1100h Chegada dos ônibus na Escola Naval: 1200h Início das Exposições: 1200h Inscrições até: 1300h Início da Regata: 1330h Premiação/Confraternização: 1600h Término do Evento até: 1700h

Ver página »

Regras de Regata

– Regras da Competição –   As equipes serão compostas por Aspirantes e Universitários convidados. As embarcações a serem utilizadas na Regata serão divididas em três categorias a serem premiadas:   -VELEIROS OCEÂNICOS; -VELEIROS CABINADOS; e -ESCALERES.   É permitido às equipes a utilização de quaisquer meios para a coleta que não coloquem em risco …

Ver página »